Recebi muitas perguntas sobre o Study Permit do Canadá e como aplicar para ele online, então eu resolvi fazer este post para relatar como fizemos. Segui conselhos de quem já havia aplicado antes, li todo o site oficial do governo canadense, dicas de consultores dadas em redes sociais, opiniões de quem já havia aplicado antes e foi aprovado, etc. Muita gente opta por fazer esse processo de visto de estudos do Canadá sozinho, especialmente se tem tempo e paciência de pesquisar e ler tudo sobre o assunto. Se esse é o seu caso, este “guia” informal, baseado em nosso caso, pode te ajudar.
Neste post também forneço a nossa carta de explicações (Letter of Intent, ou LOE), que usamos em nossa aplicação de vistos de estudo e trabalho para o Canadá. É um modelo que vale para você ver como fizemos e qual tipo de informação é bom incluir, e adaptar para o seu caso.
Aviso: Eu não sou consultora de imigração e este post é baseado no que eu li como não profissional. É baseado na minha experiência com a aplicação e considerando o meu caso. A intenção aqui é guiar pelo processo para dar uma ideia de como se preparar e o que pode apresentar. Sempre pondere e considere a sua situação e o seu contexto! Se tem dúvidas sobre o seu caso, fale com um consultor de imigração credenciado.
Sabendo disso tudo, que é baseado em experiência pessoal, considere então os seguintes fatores para a sua aplicação.
1. Faça o seu cadastro no CGKey para poder aplicar online para o Study Permit do Canadá
Entre neste link para clicar em “Apply online for a study permit”. Se já tiver conta (devido a outras aplicações), apenas a acesse. Senão, clique em Register para criar uma nova. Você opta depois pela opção de “Register with a GCKey” e, após isso, é só criar o cadastro.
Siga os passos para criar usuário e senha, e defina respostas que você deverá lembrar ao acessar o sistema. Você também definirá seu e-mail, nome e senha para a conta. Assim que fizer tudo isso, verá a sua conta assim:

É aí que você começa a sua aplicação, clicando em “Apply to come to Canada”. Após clicar nesse link, você verá esta página:

2. Crie seu Personal Reference Code para verificar a elegibilidade e criar a aplicação do Study Permit
Se você ainda não tem o Personal Reference Code, crie um clicando no botão indicado na imagem acima. Nas próximas páginas há diversas questões que determinam se você é elegível ou não àquele tipo de visto.
A tela abaixo contém todas essas questões para você ter uma ideia do que é perguntado, tanto ao aplicante principal (que aqui é o estudante) quando familiares, se houver.
Respondi as questões abaixo conforme o nosso caso, mais como exemplo, mesmo.
Depois de clicar para continuar, você verá a tela a seguir. Preste bem atenção nas informações fornecidas.

3. Baixe os formulários pedidos em seu document checklist e preencha-os
Após a tela anterior, irá aparecer a tela seguinte onde constará o “document checklist” (lista de documentos). É nesses campos que você deverá enviar os documentos pedidos. Estes são pedidos conforme o que você preencheu nas questões anteriores que apresentei.
Perceba que alguns campos fornecem links, que são os formulários que você deverá baixar e preencher (no Acrobat Reader), para depois enviar nesses campos.

Repare que a primeira parte são os documentos do aplicante principal (no caso o estudante), e em seguida o do cônjuge e filhos (se houver). No exemplo acima só há o cônjuge, como é no nosso caso.
Tem dúvida sobre o que está sendo pedido? Clique na interrogação do campo onde tem dúvida! Até sugiro clicar sempre, só para ver as instruções corretas. Com isso, um pop-up será aberto para explicar o que o campo pede, como visto abaixo.

Portanto, leia tudo atentamente e preencha tudo o que for pedido, para depois salvar e enviar no sistema.
Importante:
- A maioria dos formulários em PDF tem o botão de “validate” para que o formulário seja validado após o completo preenchimento. Faça isso, sempre.
- Para nós, foi obrigatório imprimir apenas o formulário IMM5713E , para assinar e escanear (convertido para PDF), onde o cônjuge autoriza o aplicante principal a ser seu representante na aplicação. Ambos devem assinar.
Dica para se organizar: Crie pastas em seu computador para cada aplicante e salve os formulários e documentos pedidos para cada um nelas. Preencha todos os formulários e vá salvando tudo ali mesmo. Depois é só enviar no sistema a partir dessas pastas. Isso vai te ajudar a ficar organizado(a) e não se perder em meio a tantos documentos.
Você tem 60 dias para enviar sua aplicação
Após esse processo da criação do seu formulário de aplicação, você tem 60 dias corridos para submeter todos os documentos. Atente-se a isso, ou deverá seguir todos os passos anteriores novamente para criar outro requerimento de aplicação.
3. Digitalize os documentos e traduza o que não tiver em inglês ou francês
Com a pandemia, a instrução é que faça a tradução juramentada dos documentos que estiverem em português (ou em outro idioma que não seja inglês ou francês). Por exemplo, certidão de casamento ou de nascimento. Eu indico a Fast Translation, onde sempre faço as tradução juramentadas, já que permitem o envio dos documentos por e-mail e enviam tudo digitalmente por e-mail e também por Correios.
Antes da pandemia até era permitido o envio da carta e documentos em português, pois eram analisados pelos oficiais do consulado do Brasil, que falam português. Porém, agora, as aplicações podem ser analisadas em outros consulados, em outros países. Por isso a nova recomendação.
Caso o documento seja traduzido, crie um só PDF contendo o documento original escaneado e também a cópia da tradução juramentada. Você pode usar o software pago Acrobat Reader Pro para criar PDFs, mas há também sites gratuitos para isso, como o PDF Creator Online.
Dica: Use o trial do Acrobat Reader Pro para criar e organizar PDFs
Eu preferi usar o trial (período de testes) de 7 dias do Acrobat Reader Pro por ser um software onde consigo ter mais opções de edição e organização, e também para não subir documentos em sites que desconheço. Ele é caro, mas os 7 dias foram suficientes para eu criar os PDFs e editá-los como eu queria; depois, antes de finalizar os 7 dias, cancelei a assinatura.
Achei bem simples de criar e organizar documentos para a criação dos PDFs. Dá até pra incluir menu linkável para páginas, por isso, criei índices em anexos como o do financial support, por exemplo.
4. Faça os exames médicos upfront (se quiser adiantar o processo)
Se você respondeu no questionário inicial (que gerou sua aplicação) que você tem os exames médicos upfront, você já deve tê-los ou ir fazer isso assim que possível, lembrando que você pode manter sua aplicação no sistema por até 60 dias. Esse exame médico é feito por meio de consultórios e médicos credenciados aprovados pelo governo canadense. Você pode buscar um médico para isso nesta lista no site do governo do Canadá de Panel Physicians.
Tem gente que prefere aplicar sem exame (respondendo no formulário inicial que não tem exame médico upfront, claro), mas depois o oficial vai pedir e o processo fica aguardando isso para prosseguir. Por isso, muita gente opta por já adiantar isso e não ter pausas desnecessárias na avaliação da aplicação pelo oficial.
O que é o exame médico para os processos de visto do Canadá
Os exames médicos são pedidos quando o processo é para um visto de 6 meses ou mais, como é neste caso do college. Eles comprovam ao governo canadense que você tem sob controle quaisquer problemas de saúde que possa ter, ou que não os tem, etc.
O governo canadense quer, com isso, evitar uma “demanda excessiva” do sistema de saúde pelos imigrantes – mesmo que temporários. No passado (não sei se isso ainda ocorre), por exemplo, havia casos de gente soropositivo que tinha visto negado por isso, mesmo com a condição controlada. Não sei como é hoje na prática, ainda mais com o governo revendo o que seria essa “demanda excessiva”.
Como é o processo do exame médico
Depois de encontrar um médico da lista que informei mais próximo de você, siga as recomendações da clínica para agendar uma consulta e tudo o mais que te informarem. É só dizer que você é um aplicante de Study Permit e/ou Open Work Permit do Canadá, que é upfront, que eles farão todo o procedimento e fornecer o código e o information sheet, o qual você anexa na sua aplicação.
Eles chamam esse código alfanumérico de UMI (Unique Medical Identifier). Você recebe um information sheet do consultório com o UMI e mais detalhes da análise médica que está em andamento, com os exames necessários que foram requeridos. Você pode anexar esse documento! Ou o já completo, com as informações sobre os exames já realizados, caso você tenha feito tudo. Eu também mencionei nossos UMIs na carta de explicação (LOE).
Você deve fazer o exame clínico com o médico, exames de raio-x do tórax e teste de HIV (em laboratórios aceitos pelo consultório). Se necessário, no seu caso, o médico pode requerer mais exames. O raio-X do tórax teve que ser pago (não sei se tem como ser coberto de alguma forma), mas o de HIV conseguimos que o nosso convênio médico no Brasil cobrisse. Fica a dica: se você tem convênio, confira quais os laboratórios aceitos pelo médico podem ser cobertos pelo seu plano.

Laudos médicos e exames extras podem ser necessários
Todo o processo do exame upfront, desde a consulta com o médico até a obtenção do documento para aplicar, pode demorar de alguns dias a semanas a depender da agenda do médico e, principalmente, do seu caso. Se você tem uma condição de saúde, por exemplo, você provavelmente precisará fornecer laudos médicos (como foi o meu caso). Portanto, pode ter de passar por outros médicos e/ou exames extras para obter laudos.
Eu tive um problema cardíaco na época do exame e tomava medicamentos pesados para isso, então relatei no formulário médico que recebi no dia da consulta. Ele informava que o aplicante se compromete a informar a verdade sob lei e qualquer desinformação sobre si pode levar a misrepresentation (fraude). Isto é um crime e leva você a ser negado no atual e próximos pedidos de visto. Então, melhor optar pela sinceridade e procedimentos extras, né?
O lado negativo do exame upfront: se ele expira!
O único ponto negativo que vejo nos exames upfront é se algo acontece e você não consegue viajar em até 1 ano (validade desse exame médico) ao Canadá com o seu permit. Infelizmente, foi o nosso caso.
A gente fez os exames em setembro de 2019 (já que meu curso começaria em Setembro de 2020 e eu iria aplicar até fevereiro daquele ano). Aplicamos… e nossa aplicação ficou parada por conta da pandemia! Nossa viagem, por fim, aconteceu após o vencimento dos exames. O exame médico havia sido aprovado pouco depois que aplicamos, mas o que conta “teoricamente” é a validade dos exames médicos quando você entra no Canadá com seu permit! Como informa esta página do governo canadense.
Então, refizemos os exames antes de vir, após as passagens compradas, só para garantir. Levamos na nossa pastinha para mostrar ao oficial caso ele pedisse. Embora o oficial não tenha pedido para nós, ouvi histórias de gente que foi cobrada de novos exames. Não sei como está agora, mas ainda acho melhor garantir e refazer se exames vencidos também é o seu caso.
5. Providencie as provas de fundos financeiros, ou financial support, da aplicação
Na parte financeira, o Canadá quer saber se você tem tudo financeiramente planejado para cobrir os custos do college e, especialmente, o primeiro ano no país. Você precisa ter, no mínimo dos mínimos, o requerido pela imigração nesta página, conforme o número de membros familiares que virão junto.
É requerido que se tire o extrato dos últimos 4 meses de contas bancárias ativas. Esses extratos não precisam ser traduzidos, até onde ouvi falar e li, já que se tratam de números, né? Pelo menos a gente não traduziu e deu tudo certo.
Quando o dinheiro está em aplicações
Caso o dinheiro esteja numa aplicação, é bom que se anexe também uma página oficial da fonte do investimento dizendo que o saque pode ser imediato. O oficial quer saber se você pode obter o dinheiro do investimento a qualquer momento que precisar.
A gente tinha parte do nosso dinheiro em Tesouro Direto, e na comprovação financeira anexamos a página oficial do governo falando que o investimento em tesouro direto é de liquidez ou resgate imediato, ou “D+0” (saque no mesmo dia) ou “D+1” (após um dia). Não sei se funciona sempre, por isso é bom confirmar isso em fontes oficiais ou com consultores de imigração! (Até porquê a página está em português, né?)
Há gente que tem bens como imóveis e automóveis, mas não foi o nosso caso, então não sei informar muito sobre esse tipo de comprovação. Se for seguir a regra de precisar ter o dinheiro imediatamente de fundos de investimento, eu acho que é melhor vender esses bens se for usá-los na aplicação. Ou poderia mencioná-os se eles forem “extras”, e você tem toda a quantidade de dinheiro recomendada já disponível além desses bens. Mas posso estar falando besteira, portanto, confirme essa informação em outras fontes!
Como fazer o documento de suporte financeiro para aplicar para o Study Permit do Canadá
Junte o que mencionei ou o que fizer sentido no seu caso em um só PDF para fazer o upload na sua aplicação. Eu criei o nosso com um índice. Cada item foi linkado à página referente de cada comprovação (é poss, com uma breve explicação sobre cada documento anexado.
Lembrando que quando aplicamos, ainda podia fazer a aplicação em português. Hoje, é recomendado que se faça tudo em inglês ou francês, mas o conteúdo do financial support é como mostrado abaixo.

Quanto comprovar para o Study Permit do Canadá?
A verdade é que não há um consenso. Alguns consultores dizem que é melhor comprovar o período todo de estudo incluindo o valor total do college e custo de vida. (Também, né? Que dinheirão!) Há quem comprove só o primeiro ano de college e custo de vida e dá certo também. O meu curso era de 1 ano, então foi fácil essa decisão.
Ouvi dizer que, mesmo quem aplica para college de 2 anos ou mais, comprova só o primeiro ano e é aprovado. Mas é melhor saber de mais relatos atuais para você decidir quanto irá precisar.
Basicamente, você precisa comprovar que pode arcar com os custos do college, aluguel, transporte, alimentação, e passagens aéreas. Também é bom mencionar os semestres de college que já foram pagos e demais despesas importantes do processo feitas.
É possível usar patrocínio de terceiros?
O dito “sponsorship”, ou “patrocínio” de pessoas terceiras à aplicação, é possível no visto de estudo. Especialmente se o aplicante não tem toda a quantidade requerida ou recomendada para aplicar. Porém, tudo deve ser explicado para comprovar esse dinheiro, inclusive com uma carta da pessoa que está patrocinando.
Não consigo informar mais que isso, já que não foi o nosso caso! Se este é o seu, pesquise mais a fundo este assunto ou mesmo se consultar com um consultor de imigração.
Eu sei que, além de ter de explicar bem essa parte, a pessoa que está ajudando deve ser BEM próxima. Exemplos: pais, irmãos, ou no máximo, avós e tios. Ouvi também consultor falando também que geralmente não é bem visto pelos oficiais de imigração o sponsorship de adultos. Imagine um adulto de 30 e tantos anos usando dinheiro de terceiros para a comprovação? Realmente, faz mais sentido os mais jovens na faixa dos 20 anos terem auxílio financeiro do que os mais velhos. Mas de novo, depende do caso, e isso deve ser bem explicado na carta (LOE).
6. Crie sua carta de intenção ou explicação, a Letter of Explanation (LOE), para o campo de “Client Information”
No campo opcional de Client Information do aplicante principal (de estudo) você pode incluir uma carta de explicação, chamada Letter of Explanation (LOE). Esse campo não é obrigatório, mas essa carta é muito bem vista e a maioria dos aplicantes aprovados a enviam. Nós mesmos, que fomos aprovados, fizemos isso.
Esta carta serve para embasar e justificar todas as partes da sua aplicação. Assim, o oficial que irá analisá-la terá todo o contexto, evitando assim transtornos com a aplicação.
Nessa carta, você pode justificar as razões de:
- Ter escolhido o curso e o college específico da aplicação.
- Ter escolhido o Canadá para isso.
- Conectar o curso com sua trajetória. Vale mencionar o seu histórico profissional e o que fez escolher o curso, de preferência conectando uma coisa à outra. Você também pode justificar o porquê da mudança de área, se for o caso (como o meu). Muitos consultores de imigração recomendam escolher um curso que tenha a ver com o histórico acadêmico ou profissional. Mas o que vale é uma boa justificativa! Desde que não seja algo como “porque eu precisava de escolher algo”. 🙂
- A ida do(a) cônjuge e filhos, se for o caso. Há quem inclua que o cônjuge dará suporte financeiro trabalhando e também emocional. Além da boa justificativa de que é para que a família não seja separada.
- Outros motivos que for necessário ao seu caso! Inclua na carta (LOE) o que mais achar necessário conforme a sua aplicação, para evitar questionamentos do oficial. Tudo o que pode levantar dúvidas, justifique.
- Os dados dos exames médicos upfront dos aplicantes, se houver.
- Todo seu suporte financeiro da aplicação mencionando onde tem dinheiro (aplicações financeiras, contas bancárias, etc). É importante comprovar até mais que o exigido pelo governo canadense no financial support. Mostre quanto dinheiro você soma no total expondo as fontes das suas economias, como contas bancárias. Os anexos referentes a isso devem ir na parte de Financial Support da aplicação.
Você pode separar cada tópico com subtítulos para organizar a carta e ser agradável se o oficial de imigração ler.
Alguns consultores de imigração aconselham fazer até uma página com explicações pessoais e profissionais sobre a escolha do curso e do Canadá. A minha LOE foi bem maior contando todas as explicações e embasamentos, mas a explicação sobre o lado pessoal e escolha do curso ocupou apenas uma página.
Modelo de Letter of Explanation (LOE) para aplicação de vistos de estudo e trabalho no Canadá
A nossa carta deu certo para nossos Study Permit e Open Work Permit: fomos aprovados! Também a forneci a vários terceiros que pediram, e eles também foram aprovados. Então, vou disponibilizá-la para que seja adaptada para o seu caso.
Lembrando que você deve baixar o documento para o seu computador a fim de modificá-lo e tê-lo para você. Vá em Arquivo > Download na tela do documento, e edite aquele que você salvou em seu computador.
Faça o download do modelo de LOE clicando aqui!
7. Respire fundo! Dê um passo por vez
Esse ponto é para desde agora, que você está pesquisando como aplicar… tenha muita calma! Parece muita coisa, mas não é um bicho de sete cabeças, não. Basta seguir o passo a passo do próprio processo de aplicação, que você consegue. Especialmente se você explicar tudo direitinho.
Eu gostava de pensar como se fosse uma oficial de imigração analisando o meu processo. Eu sugiro isso: coloque-se também no lugar do oficial. O que você, se fosse um oficial de imigração, iria ter dúvidas ou requerer no seu processo? Quais justificativas você pode fornecer para não correr risco desnecessário de negativa? O que deixa o seu processo mais forte? Inclua o que achar necessário! Melhor incluir mais informação do que menos. Só tenha a empatia de organizar tudo, fazer índice nos PDFs, etc…. pra não torrar a paciência do oficial que analisará o seu caso. 🙂
Boa sorte e sucesso!
2 comentários
Excelente artigo, muitas dicas úteis, obrigada!
O melhor blog!! Está me ajudando muito!!